O produto turístico é um conjunto composto de bens e serviços, organizados de maneira que possam proporcionar ao turista a melhor experiência. Para a melhor qualidade da oferta, a cadeia produtiva do turismo movimenta um conjunto de atividades produtivas para atender o consumidor final, o turista.

Um dos serviços especializados no segmento do turismo é o do Guia de Turismo. Profissional que desempenha papel fundamental para uma boa hospitalidade, ao bem receber o turista e acompanhá-lo em excursões e passeios apresentando os lugares turísticos, escolhidos no destino.

Pelo importante papel na cadeia produtiva do turismo, a Rede Observatur-UEA apresenta os resultados da pesquisa RAIO X DO TURISMO FRENTE À COVID-19, aplicada no período de 17 a 24 de abril, com 12,5% dos Guias de Turismo que atuam no estado do Amazonas.

O estudo coordenado pelo Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas, com parceria direta da Empresa Estadual de Turismo do Estado do Amazonas e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus faz parte de uma série, em andamento, com o propósito de levantar, avaliar e disponibilizar dados e informações sobre o setor do turismo no Amazonas, no contexto da pandemia do novo coronavirus (Covid-19).


Com base nos dados levantados, a pesquisa identificou que a atuação dos Guias de Turismo cobre 54 municípios do Amazonas, com concentração de 90% em Manaus. Entre os três principais segmentos, 74% dos Guias de Turismo atuam com o ecoturismo, 70% com o turismo cultural, 42% com o turismo de aventura.


Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o percentual de impacto gerado no faturamento dos Guias de Turismo, com variações de 25% a 100%, começou a ser percebido no mês de janeiro. No mês de fevereiro os impactos aumentaram e, no mês de março, com as medidas de isolamento social anunciadas, 12% dos Guias de Turismo entraram em quarentena e 16% declararam ter encerrado as atividades. O mês de março indica os piores índices, com percentual de aumento do endividamento para 52% dos Guias de Turismo e sinaliza como medidas governamentais relevante para 70% dos Guias, as linhas de crédito emergencial.

O Boletim Especial com a pesquisa completa, está disponível no link: https://bit.ly/2zznZkY

Categorias: Covid-19

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *